INCLUIR PEDIDOS DE EXAMES

Para incluir um novo pedido de exames, na tela de Pedidos (Movimentação > Pedido de Exames), pressionar [F5] ou clicar no botão .

A janela Cadastro de pedidos - Inclusão será aberta para preenchimento da informações necessárias.




1 - Dados Gerais do Pedido:


Pedido: Este campo será preenchido automaticamente pelo Unilab. Poderá ser alterado exclusivamente quando, nas configurações do sistema, o item Digita Código do Pedido esteja marcado "Sim". Informar o número do pedido e clicar [Tab] para ir ao próximo campo.


Paciente [F2, F3, F4,<Shift+F4>,F5,F6]: Esse campo possui algumas opções demonstradas abaixo:


[F3]: Indica a foto do paciente;

[F4]: Localiza paciente pela digital;

<Shift+F4:>: Confirma paciente pela digital;

[F2]: Localizar o paciente já cadastrado no sistema. Abaixo segue um exemplo de como proceder.

    • Primeiramente teclar o (F2) para localizar o Cadastro do Paciente no Sistema.         Ao pressionar a tecla [F2] no campo paciente, a tela de Seleção será aberta, com o cursor já posicionado para digitar a informação desejada.
    • É possível localizar um pedido pelo Nome do Paciente, Sexo, Nascimento, Telefone, Celular, Endereço, CPF e RG do Paciente. Para isso basta clicar no Título da Coluna desejada para alterar o foco da pesuisa para ela;

Fig. Seleção de Pacientes.


Uma opção disponível também seria utilizar o símbolo de % (Porcentagem) para substituir parte da descrição que o usuário não tenha certeza.

Exemplo:

Digitar %João%, depois pressionar a tecla [ENTER]. Dessa forma, o sistema fará uma busca mais abrangente, localizando todos os registros de pacientes que contenham este texto.

    • Caso o paciente possua um pedido anterior cadastrado no mesmo dia com os mesmos exames, o sistema mostrará uma mensagem de alerta, com o número do pedido anterior do paciente.
    • Também mostrará um alerta caso o paciente tenha alguma pendência, essa pendência pode ser financeira, de coleta, de guia Tiss e de Laudos que não foram dado baixa na entrega na ultima visita do paciente. Clique aqui para maiores informações sobre como dar a baixa das pendências por essa mesma tela.
    • Caso o Paciente esteja fazendo aniversario no dia, o sistema vai indicar com uma mensagem;



F5: Inclusão de Paciente "Novo" através da  tela de Pedido de Exames:


  • Se o nome do paciente não for encontrado, pressionar [F5] para que a tela Cadastro de Paciente-Inclusão seja aberta (com o preenchimento do nome não localizado para agilizar o cadastro). Clique Aqui para maiores informações.
  • Para alterar o cadastro do paciente, (ex. número do telefone mudou) basta teclar o [F6] que a tela Cadastro de Paciente - Alteração será exibida. Ajustar os dados e pressionar [F8] ou clicar no botão Confirma.        
  • Pressionar [F2] agora para importar os dados do paciente selecionado para a tela Cadastro de Pedidos - Inclusão.
  • Preencha as informações e pressionar [F8] ou clicar no botão Confirma para gravar as informações do novo cadastro.

Sexo Data Nasc. e Idade : Estes campos já estarão preenchidos automaticamente pelo sistema, baseados nas informações digitadas no Cadastro de Paciente.


Se a data de nascimento do paciente não for informada no cadastro do paciente, o sistema solicitará a idade no formato estabelecido pela SBAC que é 999A99M99D, onde 999 é a quantidade, A=Anos, M=Meses e D=Dias. Preencher a informação e pressionar [Tab] para ir ao próximo campo.

NOTA: Se a data de nascimento do paciente estiver incorreta, fazer primeiro o ajuste no Cadastro do Paciente para depois realizar o recalcula da idade no pedido de exames. Para fazer o Recálculo, clicar no botão Recálculo , para que o sistema recalcule a idade do paciente baseando-se na data de nascimento informada no cadastro do pedido. Esta opção não ficará disponível se o pedido for de um posto de coleta informatizado já transmitido ou se houver resultados Digitados.

Responsável pelo Menor de Idade: Clicar no botão para inserir o Nome do Responsável pelo Paciente Menor de Idade. É possível exigir o cadastro desse campo através do menu Cadastros> Configurações> Pedido e marcar a opção "Exigir Responsável pelo Menor de Idade" para SIM. Este campo pode ser configurado para sair cabeçalhos, envelopes, etc...Quando o Paciente selecionado é menor de Idade o Campo vem Preenchido automaticamente com o Nome da Mãe Indicado no Cadastro do Paciente porém é possível alterar o Nome.

Peso Kg., Altura Mt.: Informar se necessário o peso em Kg do Paciente e a Altura em Metros.

Código de Terceiros: Neste campo é possível informar um código de terceiros para controle interno do laboratório. Esse código poderá sair na etiqueta de material biológico (MTBI).

Campos Específicos para Sexo Feminino: D.U.M (Data da Ultima Menstruação), Filhos ( nº), Cesária (nº), Normal (nº), Aborto (nº), Menopausa (S- sim, N-não), Lactante (Marcar o Checkbox caso seja), Gestação (S- sim, N-não ou Tempo de Gestação - com número e letra indicando tempo ex: 15D, 2,5 S, 4,5 M, 8M. Onde D=Dias, S=Semanas e M=Meses), Histerectomizada (Marcar o Checkbox caso seja);

Convênio[F2]: Digitar o código do convênio (ex. 2 para Unimed ) para indicar de forma direta ou pressionar [F2] para abrir a tela de seleção, localizar o convênio e selecionar teclando o [F2] novamente;

Convênio[CTRL+F9]: Essa tecla permite que apareça de forma manual a observação do convênio;


TP (Tipo de Paciente): Para os convênios com modelo de fatura eletrônica Planserv, este campo aparecerá como TP - Tipo de Paciente, podendo ser preenchida com umas das seguintes opções:

[1] - Medicina Assistencial

[2] - Saúde Ocupacional - admissional

[3] - Saúde Ocupacional - periódica

[4] - Saúde Ocupacional - retorno ao trabalho

[5] - Saúde Ocupacional - mudança de função

[6] - Saúde Ocupacional - demissional

[7] - Saúde Ocupacional - Serviços admissionais, anterior a NR 7

[8] - Saúde Ocupacional - Serviços periódicos, anterior a NR 7


CA (Caráter do Atendimento): Para os que utilizarem o modelo de fatura eletrônica Tiss - ANS, este campo aparecerá como CA - Caráter do Atendimento, podendo ser preenchido com uma das seguintes opções:

[E] - Eletivo

[U] - Urgência


TA (Tipo do Atendimento): Este campo deverá ser preenchido apenas para os convênios que utilizarem o modelo de fatura eletrônica Tiss - ANS, sendo seu preenchimento obrigatório para a geração do arquivo de faturamento eletrônico (.xml ) Tiss-ANS e para o preenchimento das guias Tiss parcial e Completa. Ele poderá ser preenchido com uma das seguintes opções:

[05] - Exames

[07] - SADT Internado


Empresa Solicitante [F2]: Informar o código da empresa solicitante ou pressionar [F2] para abrir a tela de Seleção

Esta opção será utilizada se no cadastro do convênio o campo " Exige empresa solicitante no Pedido " estiver marcado. 

Mais detalhes sobre empresa solicitante, clicar aqui.

Matrícula/CNS: Digitar o código da matrícula do paciente no convênio (número da carteirinha) ou o número do Cartão Nacional de Saúde, se necessário.         O preenchimento deste campo é obrigatório para a geração do arquivo de faturamento eletrônico (.xml ) Tiss-ANS e para o preenchimento das guias Tiss parcial e completa. Deixe em branco se esta informação não for exigida pelo convênio.

Associado: Este campo é preenchido automaticamente pelo Unilab de acordo com as informações contidas no cadastro do paciente. Se a fatura do convênio for emitida em nome do associado (opção selecionada no cadastro do convênio, campo Fatura em Nome), será possível editar o associado do pedido, caso contrário o sistema trará o paciente como associado.

Plano: Este campo é preenchido automaticamente pelo Unilab de acordo com as informações contidas no Cadastro do Paciente. Informar o nome do plano se esta informação não estiver cadastrada. 

O preenchimento deste campo é obrigatório para a geração do arquivo de faturamento eletrônico (.xml ) Tiss-ANS e para o preenchimento das guias Tiss parcial e Completa. Se esta informação não for exigida pelo convênio, não é necessário o seu preenchimento.

Dt. emissão guia: Informar a data de emissão da guia. 

O preenchimento deste campo é obrigatório para a geração do arquivo de faturamento eletrônico (.xml ) Tiss-ANS e para o preenchimento das guias Tiss parcial e Completa.

Origem[F2,F5,F6]: É o local onde o material biológico foi coletado. (ex. Laboratório, Hospital). 

Se houver apenas uma origem cadastrada no programa este campo será preenchido automaticamente pelo Unilab.

Caso tenha mais de uma origem cadastrada, informar o código da origem ou pressionar [F2] para abrir a tela de Seleção, localizar a origem e selecionar teclando o [F2] novamente. Para incluir uma nova origem pressionar [F5] na tela de Seleção de origens que a tela Cadastro de Origem  - Inclusão será aberta.

Destino[F2,F5,F6]: É o local onde o exame deve ser enviado/entregue (ex. Hospital, consultório).

Caso exista apenas um destino cadastrado no programa este campo será preenchido automaticamente pelo Unilab.

Informar o código do destino ou pressionar [F2] para abrir a tela de Seleção e proceder da mesma forma explicada anteriormente na seleção de Origem.

Int: Campo de preenchimento opcional, utilizado por laboratórios que atuam junto a hospitais e clínicas. Informar se o paciente é ambulatorial ou de internamento. Essas informações podem ser impressas no mapa de trabalho e laudo.

[A] - Ambulatório

[I] - Internado


Acomodação/Leito: Informar o código do tipo da acomodação autorizada (Campo Opcional utilizado por laboratórios que atuam junto a hospitais e clínicas)

Códigos:

01 Enfermaria

02 Quarto particular

03 UTI

04 Enfermaria dois leitos

05 One Day Clinic

06 Unidade intermediaria

07 Apartamento

08 Ambulatório

11 Apartamento luxo

12 Apartamento Simples

13 Apartamento Standard

14 Apartamento Suíte

15 Apartamento com alojamento conjunto

22 Berçário patológico / prematuro

23 Berçário patológico com isolamento

31 Enfermaria (3 leitos)

32 Enfermaria (4 ou mais leitos)

33 Enfermaria com alojamento conjunto

34 Hospital Dia

35 Isolamento

41 Quarto Coletivo (2 leitos)

42 Quarto privativo

43 Quarto com alojamento conjunto

51 UTI Adulto

52 UTI Pediátrica

53 UTI Neo-Natal

54 TSI - Unidade de Terapia semi-Intensiva

55 Unidade coronariana

61 Outras diárias


Médico Solicitante [F2,F5,F6]: Pressionar [F2] para abrir a tela de Seleção. Proceder da forma que foi explicada anteriormente na seleção do paciente, ou teclar [F5] para incluir um novo médico ou [F6] para alterar um registro já cadastrado.

A busca também poderá ser realizada pelo código do Conselho do médico, bastando clicar no título CRM na tela de Seleção de Médicos.

Tiss : Esse botão somente é Habilitado caso o convênio esteja configurado para o Faturamento Eletrônico TISS.

Neste campo serão preenchidas informações adicionais exigidas para o faturamento eletrônico de alguns convênios.

Fig. Tela Dados Complementares para Tiss.

13. Contratado Solicitante [F2,F5,F6]: Pode-se informar os dados do contratado solicitante quando os dados preenchidos no Cadastro do Convênio não forem os utilizados para o preenchimento do campo 13 da guia SADT (Tiss).

3. Número da guia principal: Informar a numeração de guia principal, informada no campo 3 da guia SADT (Tiss).

10. Validade Carteira: Informar a data de validade da carteirinha.

21. Data/Hora da solicitação: Informar uma data e hora de solicitação, caso esta data não seja igual a data de emissão da guia. 

48. Tipo de Saída: Informar o tipo de saída se este for diferente do informado no cadastro do Cadastro do Convênio > Tiss Fatura no campo 48. Tipo de Saída.

20. Cód. especialidade médico solicitante - CBOS [F2]: Informar o código de especialidade médica quando esta informação for exigida pelo convênio em Cadastro do Convênio>Tiss Fatura no campo Exige 20.CBOS-S (Especialidade).

64. Registro Hospital: Preencher de acordo com a guia SADT - Tiss ANS.

8. Prontuário: Preencher de acordo com a guia SADT - Tiss ANS com o campo 8, Prontuário.

Empresa RAT (Relatório de Auditoria Técnica): Campo específico para o convênio Planserv. É o Código da empresa responsável pela auditoria RAT.(Maiores informações entrar em contato com o Planserv).

Biometria Planserv: Preencher com o código retornado pelo programa do Planserv que é integrado a um leitor Biométrico. Para que esta informação seja de preenchimento obrigatório, no cadastro do convênio, tela de fatura Tiss, o checkbox “Exigir Biometria Planserv no pedido e no faturamento” deve estar marcado.

Ap/Senha Planserv: Informar o número da Autorização prévia.

Número RAT Planserv: O campo RAT é alfanumérico. Deverá ser informado o número completo do RAT , ou seja, uma letra e nove números, totalizando 10 (dez) dígitos.

58. Observação / Justificativa: Campo utilizado para adicionar quaisquer observações sobre o atendimento ou justificativas que julgue necessário.

Usar a Data da Impressão nos campos 86 a 89: Marcar/Desmarcar este checkbox para usar ou não a data da impressão nos campos 86 a 89 da Guia Tiss.

86 - Data e Ass. do Sol.: Caso a opção de usar a data de impressão nos campos 86 a 89 estiver desmarcada, devera ser preenchida a data manualmente nesse campo.

87 - Data e Ass. do Resp. pela Aut.: Caso a opção de usar a data de impressão nos campos 86 a 89 estiver desmarcada, devera ser preenchida a data manualmente nesse campo.

88 - Data e Ass. do Benef, ou Resp.: Caso a opção de usar a data de impressão nos campos 86 a 89 estiver desmarcada, devera ser preenchida a data manualmente nesse campo.

89 - Data e Ass. do Prest. Exec.: Caso a opção de usar a data de impressão nos campos 86 a 89 estiver desmarcada, devera ser preenchida a data manualmente nesse campo.

12 - Atendimento a RN: Marcar essa opção para os Pacientes Recém Nascidos.

33 - Indicação de Acidente: Selecionar a opção desejada para efetuar o faturamento eletrônico caso o convênio exija essa informação.

34 - Tipo de Consulta: Informar qual o tipo de consulta registrando uma das opções.

35 - Motivo Encerramento: Selecionar a opção desejada para efetuar o faturamento eletrônico caso o convênio exija essa informação.


Médico Responsável pelo Exame [F2, F5, F6]: Preencher com o médico responsável pela realização do exame (ex. exames de ultrassom, raio-x). Utilizar as mesmas opções de seleção e cadastros do médico solicitante.

CID10 (Código Internacional de Doença): Digite esta informação caso haja necessidade.

Observação do Pedido: Digitar alguma observação exclusiva para o pedido. Esta informação poderá ser impressa no mapa de trabalho, protocolo ou laudo caso seja necessário.

Observação do Paciente: Este campo será utilizado quando for necessário colocar alguma informação do paciente. (ex. Diabético, Cardíaco).

Observação da Amostra: Este campo será utilizado caso tenha alguma informação referente a amostra do material. (ex. quebrou o tubo de ensaio, material precisa ser recoletado).

Hormônio/Medicamento: Informar os medicamentos que o paciente estiver utilizando. Esta informação pode ser impressa no mapa de trabalho e laudo.

Procedência do Paciente: Informar a procedência do paciente (lugar de onde o paciente veio ou esteve, como ultima viagem para um lugar diferente) para avaliar zonas de risco.

Verificado: Marcar este checkbox para afirmar que este pedido foi verificado e esta tudo certo para efetuar o Faturamento. É possível retirar um relatório de pedidos não conferidos em determinado período. Para saber como retirar o relatório Clique Aqui.

Entrada: Este campo será preenchido automaticamente pelo Unilab com a data e hora que estiver marcado no computador e pode ser alterado caso seja necessário. O Unilab permite cadastro de pedido com data de entrada anterior a no máximo 60 dias da data atual e que esteja em um período com faturamento fechado.

Internet: Este campo será utilizado quando o laboratório enviar laudos para um site. Como padrão ele estará sempre marcado para enviar.

Fatura: Este campo será preenchido automaticamente pelo Unilab com a data de inclusão do pedido.

Pode ser alterado caso haja necessidade, desde que não esteja dentro de um período com faturas fechadas para o convênio.

Baseando-se na data informada neste campo, será feito o fechamento da fatura contra os convênios.

Previsão de Entrega: Este campo será preenchido automaticamente pelo Unilab, baseando-se nos prazos de entrega dos exames cadastrados nos pedidos, com material biológico coletado.

Esta data será recalculada pelo sistema quando uma nova data de coleta for adicionada ao pedido.

Pode ser alterada manualmente pelo usuário apenas em pedidos da Central ou de postos de coleta não informatizados.

Fila de Coleta: Marcar se o paciente deve entrar na fila de coleta. Esta opção será utilizada apenas quando o laboratório trabalhar com coleta informatizada. 

Fila de Coleta (F2): Quando o pedido esta marcado para entrar na fila de coleta, selecionar qual fila devera permanecer o pedido.

Entrar Depois: Selecionar essa opção caso deseje que o pedido "não" entre na fila de coleta no momento da confirmação do pedido.

Emergencial: Selecionar essa opção para que o paciente seja considerado Emergencial ou "Vip". 

**NOTA: Para maiores informações sobre a Fila de Coleta clique aqui.



2 - Resumo Financeiro:

Nesta seção, serão informados os dados relativos ao financeiro do pedido, total dos exames do pedido, valor a ser faturado contra o convênio, valor recebido do paciente, percentual e valor de desconto. Falaremos apenas dos itens principais que necessitem de maiores esclarecimentos.

Fig. Resumo Financeiro.

Tot. Exa.: Informa o valor total dos exames no pedido;

Faturado: Informa o valor a ser faturado do pedido de exames;

Dif. Lab: Informa o valor que o laboratório irá assumir caso tenha uma diferença no valor informado ao paciente;

Paciente: Informa o valor total que será cobrado do paciente;

Acréscimo: Informar o valor do acréscimo caso seja necessário (taxa de coleta domiciliar, por exemplo).

Tot. Ped.: Informa o valor total do pedido de exames;

Paciente: Valor que será cobrado da parte do paciente.

Desc. % / Desc. R$: Digitar o valor do desconto dado para este pedido quando for o caso em % ou em R$;

Acréscimo: Caso o pedido tenha um valor de acréscimo informar nesse campo.

Total.: Informa o valor total do caixa;

Recebido: Digitar o valor pago à vista pelo paciente quando for o caso. 

Saldo: Informa o saldo do pedido.

Recebido +: Informa o valor recebido a maior, caso tenha ocorrido.

Custo Ex.: Informa o valor de custo dos exames de acordo com a informação cadastrada na configuração de cada exame.

Vlr. Liq.: Informar o valor líquido de acordo com a informação cadastrada na configuração de cada exame.

Caução: Esta opção é usada para cadastrar algum caução deixado pelo paciente.



3 - Exames para Faturar / Realizar:

Exames para Faturar : Clicando no botão Exames para Faturar, o sistema abrirá a tela com a relação dos exames cadastrados no pedido que serão faturados.

Estas opções serão utilizadas quando o pedido estiver com algum exame com agrupamento, sendo necessário informar a numeração de guia para cada exame do agrupamento.

Fig. Tela de Exames Cobrados do Pedido.


: Informa o Status da Guia no pedido entre "Faturado" e "Pendente".

Mnem. ped.: Mostra o mnemônico do exame cadastrado no pedido / Mnem. Cob.: Mostra o mnemônico do exame que deverá ser cobrado no faturamento;

Código: Mostra o código cadastrado para o exame na tabela de CH. 

Nome: Descrição do nome do exame;

Guia: Mostra a numeração da guia para o pedido, em caso de exames com cobrança diferenciada, informar o numero da guia para cada exame da cobrança. Clicar em cima da palavra "Guia" para preencher todas com o valor da primeira.

Guia Operadora: Mostra a numeração da guia Operadora para o pedido;

Exige: Esta chave indica que o convênio exige senha de autorização para o cadastro. A relação destes exames deverá ser informada no Cadastro do Convênio.

Senha: Digitar a senha de autorização informada pelo convênio;

Dt. autorização: Digitar a data de autorização informada pelo convênio;

Validade: Digitar a data de autorização informada pelo convênio;

O Unilab não permitirá que o pedido seja Confirmado se alguma das informações exigidas não tenha sido preenchida.

Para fechar esta tela basta pressionar [F10] ou clicar com o mouse no botão OK.

Exames Realizados : Clicando no botão Exames para Realizar, o sistema abrirá a tela com a relação dos exames que serão realizados no pedido.

Estas opções são para consulta e cadastro de informações dos exames informados.

Fig. Tela de Exames Realizados do Pedido.


Mnem. Ped.: Mostra o mnemônico do exame cadastrado no pedido;

Mnem. realizado: Mostra o mnemônico do exame realizado no pedido;

Nome: Descrição do nome do exame;

Material (F2): Informa o material cadastrado no exame;

Tempo em Jejum: Informar o tempo em jejum do paciente para que possa sair no laudo. É possível utilizar a opção " Auto completar com o valor do primeiro", basta inserir o tempo do primeiro exame que a ferramenta irá clonar para os demais.

Nº Amostra Unilab: Informa o número da amostra do exame;

Nº Amostra do Apoiado: Marcar o checkbox caso desejar que o número da amostra do apoiado apareça na tela de exames realizados.

Data da Coleta: Informa a data da coleta podendo ser editada. É possível utilizar a opção " Auto completar com o valor do primeiro", basta inserir o tempo do primeiro exame que a ferramenta irá clonar para os demais.

Hr. da Coleta: Informa a hora da coleta podendo ser editada;

Usuário Coleta (F2): Informa o Usuário responsável pela Coleta. É possível utilizar a opção " Auto completar com o valor do primeiro", basta inserir o tempo do primeiro exame que a ferramenta irá clonar para os demais.

Previsão de Entrega: Informa a data de previsão de entrega do exame. É possível utilizar a opção " Auto completar com o valor do primeiro", basta inserir o tempo do primeiro exame que a ferramenta irá clonar para os demais.

CL: Informa se a coleta foi realizada no laboratório. Desmarque caso a coleta tenha sido realizada externamente para que saia no relatório;

EA: Permite alterar manualmente se o exame será ou não interfaceado, mesmo se urgente;



4 - Gride de exames  -  Relação dos Exames Solicitados:

Fig. Gride Exames Solicitados.



Exame [F2]: Digitar o código do exame. Este código é formado, na maioria das vezes, pelas primeiras três ou quatro letras do nome do exame, por exemplo, digitar GLI para Glicose, CAL para Cálcio, URI para Rotina de Urina ou pressionar [F2] para abrir a tela de Seleção dos exames já cadastrados no Unilab.

Na tela de Seleção, digitar o Nome do exame que o Unilab fará a busca na relação de exames já cadastrados no sistema.

Fig. Seleção de Exames.


Para fazer a busca pelo Mnemônico, Sinonímia, Código, Sexo e Laboratório, basta clicar com o mouse na coluna correspondente para selecioná-la e em seguida clicar novamente no espaço específico para digitar a informação desejada;


Pressionar [F2] para importar o exame para a tela de Pedidos de Exame.

Material Biológico: O sistema carrega o material biológico padrão do exame cadastrado, podendo este ser alterado através do [F6] ou Incluído [F5].  Esta alteração só é permitida se no Cadastro de Exame a opção Alterar Mat. Bio. no Pedido esteja marcada.

Valor: Campo de preenchimento automático pelo sistema, podendo ser alterado caso a opção " Altera VR no Pedido: Sim " esteja marcada no Cadastro de convênio.

Guia: Digitar o número do documento do convênio que autoriza o laboratório a realizar os exames para o paciente. Não sendo obrigatório deixe em branco.

Dt. Coleta/Hr. Col.: Estes campos são preenchidos automaticamente pelo sistema, podendo ser alterados  se necessário. Caso o material biológico não tenha sido coletado, pressionar [F11] para limpar a data de coleta e [F12] para o seu preenchimento posterior.

U(rgente): Clicar neste campo para marcar um exame como urgente. Neste caso o texto "Urgente" aparecerá  em destaque no protocolo e mapa de trabalho.

  • Possui também a opção de marcar todos os exames do pedido como Urgente, como mostra a imagem abaixo:


CL (Coleta pelo Laboratório): Esse campo vem marcado como padrão do sistema. Caso a coleta não seja realizada no Laboratório (foi realizada por terceiros) desmarcar o campo.

O texto para a impressão do campo Coleta pelo Laboratório pode ser configurado em Cadastros>Configurações>Resultados.

  • Possui também a opção de marcar todos os exames do pedido como Coletados, como mostra a imagem abaixo:


ATALHOS DO GRIDE DE EXAMES:

No canto inferior do gride de exames contém informações de alguns atalhos para utilizar.


[F2] Pesquisa: Tecla responsável por pesquisar e selecionar os exames;

[F3] Mostra Foto: Tecla para revelar a foto do paciente na tela;

[F4] Localiza pela Digital: Tecla para localizar o paciente pela digital;

[Shift+F4] Confirma pela Digital: Tecla para confirmar o paciente pela digital;

[F5] Novo Paciente: Atalho para incluir um novo paciente sem precisar sair da tela de pedidos.

[F6] Altera Dados do Paciente: Atalho para alterar paciente sem precisar sair da tela de pedidos.

[M] Paciente 01APOIOM: Paciente do sexo Masculino (laboratório apoiado);

[F] Paciente 01APOIOF: Paciente do sexo Feminino (laboratório apoiado);

[I] Paciente 01APOIOI: Paciente do sexo Ignorado (laboratório apoiado);




5 - Barra de Mensagens no Gride de Exames Solicitados:


Quando o campo contendo o mnemônico do exame for selecionado, uma barra de mensagem no canto inferior direito  do gride mostrará as funções que estarão disponíveis para este campo:

Fig. Barra de Status - Gride de Exames Solicitados

[Shift+F3]: Mostra as Perguntas cadastradas nos Exames;

[F7]: Exclui o exame selecionado;

[F9]: Mostra a Instrução de Coleta do exame;

[F11]/[F12]: Limpa/Preenche a data e hora de coleta;

[Ctrl+L]: Abre a tela de Autorização de exames;

[Ctrl+F6]: Abre a tela de seleção de Interfaces quando há múltiplos laboratórios.

Clicar no botão Confirma ou pressionar [F8], para que os dados do pedido sejam gravados no sistema, e a tela de Impressão do Pedido seja aberta.



NOTA: Caso a opção "Guia exigida: Sim, no pedido" esteja marcada no convênio, uma mensagem de alerta será mostrada se o número da guia não for informada, bloqueando a confirmação do pedido até que a informação seja preenchida.



INCLUINDO UM PEDIDO COM A OPÇÃO INCLUSÃO COM CÓPIA


Esta opção visa facilitar a inclusão de vários pacientes que farão os mesmos exames (ex. exames periódicos).

Todos os dados do pedido selecionado serão mantidos, (ex. dados do convênio, origem, destino, médico solicitante, lista dos exames a realizar, datas de entrada e fatura, valor recebido e a ser faturado, etc) e apenas o nome do paciente será digitado.

Clique aqui para saber como proceder.

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