ABA CONFIGURAÇÃO


Após preencher as informações na Aba Geral, se o exame for do Tipo Configurável, é necessário montar um layout para o laudo do exame para que o resultado possa ser digitado.


Ao clicar na Aba Configuração, a seguinte tela será mostrada:


Fig. Tela de Cadastro de Exames - Aba Configuração.

  • Por sexo: Marcar este checkbox se desejar que o exame tenha configurações específicas para cada sexo, ou seja, uma configuração com valores de normalidade para o masculino e outra para o feminino. 
  • Esta configuração será selecionada automaticamente pelo Unilab quando, no cadastro do pedido, for informado o sexo do paciente (está informação é importada do cadastro do paciente).
  • Por faixa etária: Marcar este checkbox se desejar que o exame tenha configurações específicas por faixas etárias (por idade), ou seja, uma configuração com valores de normalidade para cada faixa etária.
  • Esta configuração será selecionada automaticamente pelo Unilab, quando no cadastro do pedido for informado a idade do paciente. Esta informação será importada do cadastro do paciente ou digitada diretamente no pedido no formato 0A 0M 0D (exemplo 45A 8M 15D).


  • Nota: Exames configurados por faixa etária ou sexo, exigem obrigatoriamente o preenchimento dessas informações no cadastro do pedido.



Ícones de Trabalho para Configuração de Exames:

Para montar o layout do laudo será necessário utilizar os ícones para configuração. 

Abaixo será listado todos os ícones e suas funcionalidades: 

Ícone Incluir Sessão.

Permite adicionar sessão. 

Ícone Excluir Sessão.

Permite excluir uma sessão que não será utilizada.

Ícone Adicionar Linha.

Permite adicionar linhas a uma coluna.

Ícone Adicionar Coluna.

Permite adicionar novas colunas à uma sessão.

Ícone Mover Sessão para Cima.

Permite subir o posicionamento da sessão selecionada.

Ícone Mover Sessão para Baixo.

Permite descer o posicionamento da sessão selecionada.

Ícone Copiar Configuração.

Permite copiar toda a configuração do exame.

Ícone Copiar Sessão Atual.

Permite copiar apenas a sessão selecionada do exame.

Ícone Colar.

Permite colar uma configuração ou sessão copiada.

Ícone Adicionar importar Configuração.

Permite importar o layout de um outro exame.

Ícone Carregar Configuração.

Permite carregar um template de uma configuração de exame.

Ícone Salvar Configuração.

Permite salvar um template de uma configuração de exame.

Ícone Visualizar Laudo.

Permite simular uma digitação para o exame. As informações preenchidas na simulação não serão armazenadas no laudo.

Ícone Visualizar Impressão.

Permite abrir um preview para a impressão do laudo que esta sendo configurado.


O configurador do Unilab esta basicamente dividido em 3 partes :

Sessão: É um agrupamento formado por colunas, linhas e células, onde serão ajustadas as informações para montar o layout do laudo. Uma sessão pode conter diversas colunas, linhas e células e possui um número indicativo para poder diferenciar diversas sessões dentro do layout do exame.

Coluna: É onde será definido que tipo de assunto será tratado. Uma coluna pode conter diversas células.

Células: É o local onde é descrito os diversos assuntos.        



Adicionando uma Nova Sessão e Coluna:

Ao incluir um novo exame a área destinada ao layout do laudo está vazia.

O primeiro passo será adicionar Sessão e Coluna, as imagens abaixo demonstram como proceder.

Fig. Tela de Cadastro de Exames - Incluindo Sessão.


  • A sessão adicionada será composta por uma coluna do tipo "Descrição" com uma linha e célula. Porém pode ser manipulada, mudando-se o tipo de coluna, aumentando sua largura, a quantidade de linhas e células conforme a necessidade.

Fig. Tela de Cadastro de Exames - Aumentando Largura da Coluna.


  • Para aumentar a largura da coluna, clicar nas suas laterais na área em azul, quando o ponteiro do mouse ficar diferente (apontando para a esquerda e direita), clicar e arrastar. Para a direita aumenta a largura da coluna, para a esquerda diminui a largura da coluna.

Fig. Tela de Cadastro de Exames - Incluindo de Colunas.



  • Clicar no botão apresentado na imagem acima para a Inclusão de uma nova Coluna. Não há limites para Inclusão de Colunas, desde que use o espaço destinado ao Laudo.
  • Após a Inclusão da Coluna deve-se alterar o Tipo de Coluna (mostrado logo abaixo).

Fig. Tela de Cadastro de Exames - Colunas e Sessões.



  • Para a montagem de um Laudo é Incluso Várias Sessões e Colunas como mostra a imagem acima.





Mudando o Tipo de Coluna:


Para mudar o tipo de coluna, clicar duas vezes no título da coluna (área em azul).


Fig. Tela de Cadastro de Exames - Abrindo tela Propriedades da Tabulação.


Será aberto a tela Propriedades da Tabulação, com as configurações para a coluna.


Fig. Tela Propriedades da Tabulação.



Tipo Coluna: Selecionar qual o conteúdo da coluna. 

A lista com os tipos de colunas disponíveis para a aba de configuração do exame está disponível ao final desta sessão do manual.

Largura da Coluna: Informar um número correspondente à largura desejada para a coluna. 

Limitar as células a 1 linha: Marcar este checkbox para que todas as células da sejam limitadas à apenas 1 linha.

Configurar fonte individualmente: Marcar este checkbox se desejar que todas as células da coluna obedeçam à uma configuração de fonte individual geral para a coluna.

Fonte (Exemplo): Mostra um exemplo da fonte selecionada.

Fonte / Tamanho: Selecionar o modelo e tamanho da fonte.

Estilo: Selecionar o estilo entre: Negrito, Itálico ou Sublinhado.

Alinhamento: Marcar os alinhamentos horizontal e vertical para a impressão do texto.

Horizontal/ Vertical: Disposição das formas de alinhamento para essa sessão.

Sistema: Marcar este checkbox se desejar que o alinhamento obedeça as definições gerais do sistema, informadas na opção Cadastros>Configurações>Fontes.

Esquerda: Marcar este checkbox para que o alinhamento de todas as células da coluna sejam a esquerda.

Centralizado: Marcar este checkbox para que o alinhamento de todas as células da coluna sejam centralizados.

Direita: Marcar este checkbox para que o alinhamento de todas as células da coluna sejam a direita.

Justificado: Marcar este checkbox para que o alinhamento de todas as células da coluna seja uma distribuição de todo o texto no espaçamento disponível.

Cima: Marcar este checkbox para que o alinhamento de todas as células da coluna sejam  orientados com o lado superior das células da sessão.

Baixo: Marcar este checkbox para que o alinhamento de todas as células da coluna sejam  orientados com o lado inferior das células da sessão.


Após preencher todas as informações desejadas clicar no botão Confirma para salvar as definições ou clicar no botão Cancela para fechar a tela de Propriedades da Tabulação e voltar à tela de configuração do laudo.



Mudando as Propriedades das Células:

Após adicionar a sessão e definir o tipo de coluna, deve-se determinar as propriedades de cada célula. 

Dependendo do tipo de coluna selecionada, o Unilab disponibilizará algumas opções para o tipo de célula.


  • Células para resultado texto (Permite um campo destinado a Redigir o Texto ou a um Texto Cadastrado);
  • Células para resultados numéricos (Permite que seja Digitado apenas Números);
  • Células de imagem ou para resultados por imagem (Permite a Inclusão da Imagem no Laudo);

Exemplo de Propriedades de uma Célula de Resultado Texto:

Para abrir as propriedades da célula, clicar uma vez na célula (parte branca).

Fig. Tela Cadastro de Exames - Aba Configuração - Abrindo Propriedades da Célula


A tela com as propriedades da célula será aberta.


Fig. Tela Propriedades da Célula - Texto Livre.

Fig. Tela Propriedades da Célula - Texto Cadastrado.

Tipo: Escolher a opção de texto entre: Texto Livre, Texto Cadastrado e Sem Digitação.

Impresso: Marcar essa opção caso desejar que o campo seja Impresso.

Editável: Marcar essa opção caso desejar que o campo seja Editável.

Variável para Laudo: Campo para Inserir uma Variável do laudo. Essa variável será necessária em outras configurações por isso é importante preencher.

Variável para Interfaceamento: Marcar essa opção caso desejar que o campo seja Impresso.

Configurações para Exames com Interface: Configurações específicas para Interfaces com Convênios (Nefrodata, SOC, Smart, Dial Sist, WEG e Nephro).

Permitir somente os textos indicados: Marcar esse checkbox caso optar pelo texto cadastrado onde será indicado os textos permitidos. Clique aqui para maiores informações.

Novo / Excluir / T Padrão / Sem Padrão: Opções destinadas a texto cadastrado com texto indicado. Clique aqui para maiores informações.

Resultado texto dentro da normalidade: No caso do texto cadastrado com texto indicado, informar qual texto é considerado dentro da normalidade para que o recurso de Liberação Automática Funcione. Clique Aqui para maiores informações.

Fonte (Exemplo): Mostra um exemplo da fonte selecionada.

Fonte / Tamanho: Selecionar o modelo e tamanho da fonte.

Estilo: Selecionar o estilo entre: Negrito, Itálico ou Sublinhado.

Alinhamento: Marcar os alinhamentos horizontal e vertical para a impressão do texto.

Horizontal/ Vertical: Disposição das formas de alinhamento para essa sessão.

Sistema: Marcar este checkbox se desejar que o alinhamento obedeça as definições gerais do sistema, informadas na opção Cadastros>Configurações>Fontes.

Esquerda: Marcar este checkbox para que o alinhamento de todas as células da coluna sejam a esquerda.

Centralizado: Marcar este checkbox para que o alinhamento de todas as células da coluna sejam centralizados.

Direita: Marcar este checkbox para que o alinhamento de todas as células da coluna sejam a direita.

Justificado: Marcar este checkbox para que o alinhamento de todas as células da coluna seja uma distribuição de todo o texto no espaçamento disponível.

Cima: Marcar este checkbox para que o alinhamento de todas as células da coluna sejam  orientados com o lado superior das células da sessão.

Baixo: Marcar este checkbox para que o alinhamento de todas as células da coluna sejam  orientados com o lado inferior das células da sessão.

Linhas de Contorno: Caso desejar que a linha possua alguma linha de contorno marcar o checkbox referente a posição e a densidade da linha (Superior, Inferior, Direita e Esquerda).



EXEMPLO DE CONFIGURAÇÃO DE EXAME COM A OPÇÃO SEXO E FAIXA ETÁRIA SELECIONADA:

Exemplo:  um exame para o sexo feminino, o paciente deve ser do sexo feminino, um exame por  faixa etária o pedido deve possuir a idade do paciente, etc.

  • Marcar os checks Faixa etária ou sexo caso seja necessário o controle de ambos.

Exemplo : Hemograma Completo, pode ter diversas faixas etárias, e apenas na faixa etária de adulto os valores de normalidade são diferentes, neste caso, deve-se cadastrar as faixas etárias correspondentes para o masculino e feminino de todas as faixas etárias, mesmo que apenas em adultos a normalidade seja diferente).

Nota: Se o exame não precisar de configurações com valores de normalidade específicas para uma faixa etária ou sexo, estas opções do sistema não precisam ser manipuladas.

Permite incluir uma nova configuração para o exame por sexo, faixa etária ou sexo/faixa etária.

Permite alterar os dados de alguma informação das condições de faixa etária ou sexo, quando este esteja setado por faixa etária ou sexo.

Permite excluir uma faixa de configuração de exame, desde que o mesmo esteja setado por sexo, faixa etária ou sexo/faixa etária.

Permite visualizar as informações referentes ao layout da configuração do exame selecionado, como número de identificação da configuração dentro do sistema, data de criação, etc.

Ajuda para configurar os campos de resultado anterior. Clique aqui para verificar as possíveis formas de configuração.

Importa xml de configuração de exame.


Ao clicar no botão Inclui, será aberto a tela para as informações adicionais.


Fig. Tela de Cadastro de Exames - Aba Configuração - Incluindo Configuração por Faixa Etária e Sexo.


Seleção de Configuração: Preencher as Informações Necessárias.

Descrição da Configuração: Digitar uma descrição para a configuração. Ex: 0 a 24 horas Feminino. Esta informação será apenas para controle interno.

Sexo: Marcar o checkbox correspondente ao sexo ou "Ambos" caso não seja uma configuração por sexo.

Faixa Etária: Informar a faixa da configuração. O sistema faz o controle  em Dias.

Ex: Uma faixa etária de até 30 dias, informar 30 dias; Uma faixa etária até 2 anos, informar 1094 dias (2 anos completos + 364 dias);



Preencher as informações para que a configuração do exame por faixa etária ou sexo.

Após preencher todos os dados necessários, clicar no botão Confirma para salvar, ou clicar no botão Cancela, para sair sem que nenhum registro seja salvo.

Repetir o processo até a inclusão de todas as configurações (cada configuração é um laudo individual) por sexo ou faixa etária necessária como mostra a imagem abaixo:

Fig. Tela de Cadastro de Exames - Aba Configuração - Várias Configurações por Faixa Etária e Sexo


Nota: Cada laudo criado é Individual, portando se realizar alteração em um modelo não servirá para os demais. No caso é necessário conferir cada um dos laudos. O sistema possui facilidades para ajudar nesses casos como Inclusão com Cópia, Copiar Sessão, etc...



Botão Informações


Ao clicar no botão Informações aparece uma tela que apresenta Informações do exame como mostra a tela abaixo:

Fig. Cadastro de Exames - Botão Informações.



Botão Help para resultados anteriores


Ao clicar no botão Help, ira aparecer uma tela explicativa das possíveis formas de como o sistema permite que seja configurado os resultados anteriores. Como mostra a imagem abaixo:

Fig. Tela de Cadastro de Exames - Botão Help.





PARA SABER COMO PROCEDER NAS CONFIGURAÇÕES DE EXAMES MAIS DETALHADAMENTE SELECIONE UMA DAS OPÇÕES ABAIXO:


Configurando Resultado Numérico;

Configurando Colunas Texto ou Resultado Texto;

Configurando Resultado de Imagem Dinâmica;

Configurando Resultado de Imagem Estática;

Configurando um Gráfico de Linhas;

Configurando uma Régua Referencial;

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