MAPA - CONFIGURAÇÃO PADRÃO EXAMES


O modelo Padrão será utilizado para todos os exames que não tenham uma configuração individual de mapa.

O Mapa - Config. Padrão de Exames será utilizado como modelo de mapa de trabalho padrão, mas prevalecerá o modelo individual da configuração do exame.

  • As medidas do papel devem ser configuradas em Cadastros > Configurações > Mapa de Trabalho. Será baseados nas medidas e modelos selecionados nesta opção que o sistema poderá ajustar o espaçamento necessário para a impressão dos mapas.
  • A tela para a impressão dos mapas de trabalho individual será aberta após confirmar o cadastro de qualquer pedido de exames. Pode-se abrir novamente esta tela de impressão clicando no botão Imprime, na própria tela de Pedidos de Exames.
  • Para gerar os mapas de trabalho planilha por setor, clicar no menu principal do sistema em Movimentação > Mapa de Trabalho Planilha.  

Nota: Se existir um modelo criado nesta opção, ele será utilizado como modelo para a geração dos mapas de trabalho.


Incluindo Modelo de Mapa Configuração Padrão de Exames:

Para criar um novo modelo no menu Cadastros > Configurações de Relatórios > Mapa Configuração Padrão de Exames. Clicar no botão "Inclui" ou pressionar [F5].


Fig. Tela Cabeçalho de Mapa de Trabalho Configuração Padrão- Inclusão.

  • Código: Informação criada automaticamente pelo Unilab;
  • Descrição: Informar a descrição para o modelo do cabeçalho do mapa de trabalho;
  • Posição Inicial: Determinar a posição inicial para a impressão do cabeçalho do laboratório. Como padrão, este valor será 0.
    • Para descer a impressão aumentar a posição inicial;
    • Para subir diminuir a posição inicial;
  • Confirma: Botão para confirmar as configurações realizadas;
  • Cancela: Botão para cancelar qualquer configuração e retornar;



Ícones de Trabalho para Configuração de Relatórios:


Para montar o layout do cabeçalho do mapa de trabalho será necessário utilizar os ícones para configuração. Abaixo será listado todos os ícones e suas funcionalidades:

Ícone Incluir Seção.

Permite adicionar seção. 

Ícone Excluir Seção.

Permite excluir uma seção que não será utilizada.

Ícone Adicionar Linha.

Permite adicionar linhas a uma coluna.

Ícone Adicionar Coluna.

Permite adicionar novas colunas à uma seção.

Ícone Mover Seção para Cima.

Permite subir o posicionamento da seção selecionada.

Ícone Mover Seção para Baixo.

Permite descer o posicionamento da seção selecionada.

Ícone Copiar Configuração.

Permite copiar toda a configuração do exame.

Ícone Copiar Seção Atual.

Permite copiar apenas a seção selecionada do exame.

Ícone Colar.

Permite colar uma configuração ou seção copiada.

Ícone Carregar Configuração.

Permite carregar um template de uma configuração de exame previamente salva.

Ícone Salvar Configuração.

Permite salvar um template de uma configuração de exame em disco.

Ícone Visualizar Impressão.

Permite abrir um preview para a impressão do laudo que esta sendo configurado.


  • Para montar o layout do cabeçalho utilizar as mesmas opções de inclusão de seção, colunas e linhas explicado anteriormente neste manual. Clique Aqui.
  • Após fazer todos os ajustes necessários, clicar no botão Confirma ou pressionar [F8] para salvar as configurações.
  • Para cancelar o processo sem que nenhuma configuração seja salva, clicar no botão Cancela ou pressionar [Ctrl+Q].


Relação dos Tipos de Colunas Disponíveis no Unilab para Layout dos Mapa - Config. Padrão Exames:


Alguns tipos de colunas estão disponíveis para a configuração do cabeçalho do laudo, são elas:



N - Campo Numérico         I - Campo Imagem                 D - Data           T - Campo Texto                 G - Campo Gráfico

Tipo de Coluna

Célula

Descrição


Altura do Paciente

N

Mostra a altura do paciente cadastrada no pedido de exames.

Código de barras - N° da Amostra

N

Permite a impressão do código de barras com o número da amostra do material biológico coletado.

Código do Exame

T

Permite a impressão do código do exame informado na tabela de CH utilizada pelo convênio.

Código do Pedido

N

Permite a impressão do código do pedido de exames.

Código do Pedido de Terceiros

N

Permite a impressão do campo código de Terceiros informado no pedido.

Coletador

T

Permite a impressão do coletador responsável.

Conservação

T

Informa no laudo a conservação cadastrado na aba geral do exame.

Data da Coleta

N

Permite a impressão da data da coleta do exame informada no pedido de exames.

Data e Hora da Coleta

N

Permite a impressão da data e hora da coleta do exame informada no pedido de exames.

Data e Hora da Triagem

N

Permite a impressão da data e hora da Triagem do exame informada no pedido de exames.

Data Resultado Anterior

N

Permite a impressão da data de resultado anterior. Exclusivo para resultados anteriores múltiplos.

Descrição

N

Permite a impressão de um texto qualquer que se deseja imprimir no mapa de trabalho padrão.

Hora da Coleta

T

Permite a impressão da hora da coleta do exame informada no pedido de exames.

Imagem

I

Permite a inclusão de uma imagem fixa no layout do mapa de trabalho padrão.

Material Biológico

T

Permite a impressão do material biológico do exame.

Método

T

Permite a impressão do método do exame informado na Aba Geral da configuração.

Mnemônico do Exame

T

Permite a impressão do mnemônico do exame no mapa de trabalho padrão.

Nome do Exame

T

Permite a impressão do nome do exame por extenso.

Nome do Paciente

T

Permite a impressão do nome do paciente selecionado no cadastro do pedido.

Número da Amostra

N

Permite a impressão do número da amostra do material biológico coletado.

Número da Amostra do Apoiado

N

Permite a impressão do número da amostra do apoiado do material biológico coletado.

Observação do Resultado

T

Permite a impressão de um campo observação de resultado.

Peso do Paciente

N

Mostra o peso do paciente cadastrado no pedido de exames.

Recoleta

T

Permite a impressão da informação caso o pedido tenha sido recoletado.

Resultado Anterior

T

Permite a impressão dos resultados anteriores do paciente. Exige uma configuração especial.

Senha internet do paciente

T

Permite a impressão da senha de internet do paciente no mapa de trabalho.

Texto

T

Campo destinado a um texto livre, permitindo a inclusão de letras símbolos e números necessários para montar o layout do mapa padrão geral.

Triador

T

Permite a impressão do Triador responsável.

Unidade

T

Informar a unidade desejada para o resultado do exame no campo Unidade.

Urgente

T

Permite a impressão do texto ** URGENTE ** caso o exame tenha sido marcado como Urgente no cadastro do pedido.

Usuário internet do paciente

T

Permite a impressão do usuário internet do paciente no mapa de trabalho.

Valor de Referência

T

Informar os valores de referência (normalidade) do resultado no campo Valor de Referência.

Volume a Coletar

T

Informa no laudo o volume a coletar cadastrado na aba geral do exame.

Volume Recomendável

T

Informa no laudo o volume recomendável cadastrado na aba geral do exame.



Alterar Modelo de Mapa Configuração Padrão de Exames:


Selecionar o modelo desejado para alteração e clicar no botão Altera ou pressionar [F6].


  • Fazer os ajustes necessários e clicar no botão Confirma ou pressionar [F8] para salvar as configurações.
  • Para cancelar o processo sem que nenhuma configuração seja salva, clicar no botão Cancela ou pressionar [Ctrl+Q].
  • O sistema retornará a tela de Configurações de Relatórios.


Excluir Modelo de Mapa Configuração Padrão de Exames:


Selecionar no gride o modelo desejado para exclusão e clicar no botão Exclui ou pressionar [F7].


Clicar no botão Confirma ou pressionar [F8] para fazer a exclusão.

Para cancelar o processo, clicar no botão Cancela ou pressionar [Ctrl+Q].


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