INCLUIR TABELA DE C.H


Para fazer a inclusão de uma nova tabela, na tela de Tabelas de CH clicar no botão Inclui, ou pressionar [F5].


Nota: Ao fazer uma alteração nos valores dos exames ou uma mudança no valor de CH no cadastro do convênio, é necessário rodar um Recálculo, para que os novos valores sejam ajustados em pedidos cadastrados anteriormente.

A tela Cadastro de Tabelas de CH - Inclusão será aberta para o preenchimento das informações.



1 - Botão Específico da Tela de Cadastro de Tabela de CH:


Permite a importação de uma tabela de CH previamente cadastrada no sistema.

Possibilita também a importação dos valores com desconto ou acréscimo em relação aos valores da tabela original.

Permite a exportação de uma tabela de CH cadastrada no sistema no formato planilha.



2 - Localização do Exame e Ativo:


Por Mnemônico, por Nome do Exame ou por Código como mostra a imagem ao lado.

Para Localizar o exame basta preencher o campo destinado a localização.

Checkbox utilizado para ativar ou desativar as tabelas de preço do Sistema. Caso esteja desmarcado a mesma não pode ser vinculada a um convênio

Escolher o tipo da tabela base entre padrão Tuss ou padrão SUS.



3 - Gride da Tabela de C.H:


As informações estão distribuídas em colunas onde estão listados todos os exames, com seus valores definidos. 


Fig. Tela Cadastro de Tabela de CH - Inclusão.



Efetua:  Para que o exame possa ser cadastrado em um pedido, a opção "Efetua:Sim" deve estar selecionada. Se estiver marcado "Efetua:Não", o Unilab não permitirá a inclusão do exame no pedido de um convênio que estiver utilizando a tabela. Essa configuração pode ser definida exame a exame ou pode-se utilizar as opções do menu.

Ao clicar na palavra Efetua (destacada na cor Azul), será aberto um menu com as opções :

    • Marcar Todos: Clicar nesta opção caso deseje marcar todos os exames para "Efetua:Sim";
    • Desmarcar Todos: Clicar nesta opção caso deseje desmarcar todos os exames para "Efetua:Não";
    • Inverter Seleção: Clicar nesta opção caso deseje inverter a seleção, ou seja, os exames que estão marcados para efetuar serão desmarcados e vice-versa;

Ap.: Informa se o exame Realiza (S) ou Não Realiza (N) o exame para o laboratório de apoio.

Mnem: Informa o mnemônico dos exames;

Exame: Informa o nome (descrição) dos exames;

Índice: Preencher com o valor do índice. Se for uma tabela do tipo CBHPM (Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos), informar o valor do índice correspondente ao exame, se não, o índice será preenchido com o valor 0,00.

Porte [F2] : Utilizado apenas por tabelas do tipo CBHPM (Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos), informar o porte correspondente ao exame. 

Se a tabela de preços utilizada pelo laboratório não utilizar estes dados, o porte deverá ser preenchido com o valor UNIL

Pressionar [F2] para abrir a tela de Seleção de porte, localizar o porte desejado e pressionar [F2]. Essa configuração pode ser definida exame a exame ou pode-se utilizar as opções do menu. Ao clicar na palavra Porte [F2] (destacado na cor Azul), será aberto um menu com as opções :

    • Em toda a tabela usar o porte  >>> : Clicar nesta opção para definir um porte que o sistema deverá preencher em todos os exames da tabela. A relação dos portes disponibilizados para seleção será de acordo com os portes já cadastrados no sistema em Cadastro > Porte.
    • Apenas nos exames sem porte usar o porte >>>: Clicar nesta opção para definir um porte que o sistema deverá preencher em todos os exames da tabela que NÃO tenha um porte informado.
    • Substituição do Porte >>>: Selecionar essa opção para chamar a tela de substituição aonde é possível substituir os portes desejados.
    • Ajuste do Porte >>>: Selecionar essa opção para chamar a tela de ajuste de porta, no qual é possível selecionar o porte e inserir a % desejada de ajuste.

 A relação dos portes disponibilizados para seleção será de acordo com os portes já cadastrados no sistema em Cadastro > Porte.

V. Porte: Informação preenchida automaticamente pelo sistema após a coluna Porte ser informada. 

Utilizado apenas por tabelas do tipo CBHPM (Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos), informar o porte correspondente ao exame. 

Se a tabela de preços utilizada pelo laboratório não utilizar estes dados, o porte deverá ser preenchido com o valor 1,00. 

Pressionar [F2] para abrir a tela de Seleção de porte, localizar o porte desejado e pressionar [F2]. Essa configuração pode ser definida exame a exame ou pode-se utilizar as opções do menu. Ao clicar na palavra V.Porte [F2] (destacada na cor Azul), será aberto um menu com as opções :

    • Atualizar o valor do porte de todos os exames com o valor do cadastro do porte :
    • Clicar nesta opção para o sistema atualizar os valores dos portes na tabela de preço de acordo com o que estiver definido no Cadastro do Porte.
    • A relação dos portes disponibilizados para seleção será de acordo com os portes já cadastrados no sistema em Cadastro > Porte.

CH/Cust. Op.: Preencher com a quantidade de CH do exame dependendo do convênio.

O sistema permite ajustar todos os valores cadastrados ao alterar uma tabela que tenha o C.H já preenchido. Para isso basta clicar em C.H./Cust. OP. (destacado na cor Azul) para aparecer a tela "Ajustar Valores de C.H" onde deve ser inserido o valor para aumentar ou diminuir o C.H da Tabela completa em porcentagem.

Filme (m2): Preencher com a quantidade de Filme (m2) que o exame utiliza. 

Esta informação será utilizada para exames de imagem como ultra som ou raio-X.

Código: Preencher o código do exame na tabela de CH.

    • Pressionando [F2] neste campo, será aberta a Tela de Seleção para localizar o código do exame na tabela base selecionada no campo Tipo tabela base.
    • Pressionar uma das teclas de atalho para que uma das opções seja realizada pelo sistema :
    • [F2]: Importa o código do exames e os valores (índice, porte, valor de porte e CH/Cust. Op.)
    • [F3]: Importa apenas a codificação do exame para a tabela de CH.
    • [CTRL+F2]: Mostra/Esconde a incompatibilidade entre as tabelas TUSS e CBHPM já que existem registros que constam na tabela TUSS que não aparecem na CBHPM e vice-versa.
    • Nota: Para que esta opção esteja disponibilizada, as tabelas base do TUSS e SUS já devem ter sido importadas para dentro do sistema, se não estiver disponibilizado, entrar em contato com o Suporte da Uniware para maiores informações.

TAB: Campo nº 39 da Guia Tiss - Campo utilizado para que o código Tab. apareça no arquivo TISS (Faturamento Eletrônico). **Porém somente é necessário cadastrar os códigos na tabela se o convênio utilizae mais que um "Código da Tabela de Procedimento na ANS"**. Se o convênio usa a forma habitual de apenas um código para todos os exames, essa configuração é desnecessária, pois pode ser configurada diretamente em Cadastros > Convênios > Altera > Tiss Fatura > Campo 39. Clique aqui para visualizar o local de configuração.

Como usar o "COPIA TAB."

Os convênios que usam mais que uma opção de código para o campo 39 normalmente diferenciam o código em pouco exames, dessa forma para não precisar digitar manualmente um a um foi criado uma ferramenta no sistema que permite cadastrar o primeiro código e copiar para a tabela inteira.

Para fazer esse processo basta digitar o primeiro código (aquele que tiver maior números de exames) e clicar com o botão direito do mouse em cima do código até aparecer a mensagem "Copia o TAb. (Código da tabela de procedimento da ANS) do primeiro exame para o restante."

Usar nome TUSS : Marcar esta opção para que o sistema atualize a nomenclatura do exame baseando-se no código do exame informado. Após Confirmar a tabela a nomenclatura do exame será atualizada.

    • Antes de marcar esta opção deve-se ter certeza que o código informado no exame esta correto.
    • Esta opção estará disponibilizada apenas se a Tabela base TUSS já tiver sido importada para o sistema.



4- Informação de Apoio e Alerta:

Nessa tela o sistema ira mostrar o valor dos Exames no Laboratório de Apoio e se foi cadastrado algum tipo de Alerta para ele.

Fig. Cadastro de Tabela CH.

Vr. no Apoio:  Informa o valor do exame no Laboratório de Apoio;

Alerta para o Pedido: Informa o Alerta para o pedido; caso não tenha nessa mesma tela é permitido cadastrar e selecionar o alerta; Para maiores informações de cadastro de Alerta Clique aqui.

Fig. Cadastro de Tabela CH.



  • Se algum exame foi configurado com o Alerta e o Valor do Exame no Apoio ira aparecer na tela, como a imagem  ao lado .




5 - Convênios que utilizam a Tabela:

Essa parte da  tela de Tabelas de C.H informa quais os convênios que utilizam a tabela em questão. É um alerta para saber que se ao alterar o valor de um exame ou C.H, ele será alterado em todos os convênio mostrados nesse gride.

Fig. Cadastro de Tabela CH - Convênios que utilizam a tabela.

Exame: Informa o Exame selecionado na tabela.

Custo do Exame: Informa o custo do exame no Laboratório que foi informado na configuração do mesmo.

Código: Informa o Código do Convênio que utiliza a tabela selecionada.

Convênio: Informa o(s) convênio(s) que usam a tabela selecionada.

UCO/CH do Convênio: Unidade de Custo Operacional ou Custo Honorário que foi informado no convênio.

Vl. Filme: Informa o valor do filme do convênio (se o mesmo possuir).

Vl. Exame: Informa o valor final do exame.


IMPORTANDO VALORES DE UMA TABELA:

O Unilab permite a importação dos valores de uma tabela de CH existente para outra. Todas as informações da tabela são importadas: os exames que efetua sim ou não, valor de ch, códigos, etc. Se desejar que os valores dos exames sejam importados com acréscimo ou desconto, basta determinar a taxa de importação no índice.

  • Para fazer uma importação na inclusão da tabela, após preencher a descrição da tabela (Nome), clicar no botão para abrir a tela Tabelas de C.H.
  • Localizar a tabela desejada, verificar qual o índice para a importação desejado e pressionar [F2].


    • Caso desejar fazer a importação com desconto ou acréscimo, alterar o Índice de importação na tela de Tabelas de C.H .



Desconto

Índice para Importação

 Acréscimo

Índice para        Importação

10%

0,90

10%

1,10

20%

0,80

20%

1,20

30%

0,70

30%

1,30

40%

0,60

40%

1,40

50%

0,50

50%

1,50

60%

0,40

60%

1,60

70%

0,30

70%

1,70

80%

0,20

80%

1,80

90%

0,10

90%

1,90

100%

0,00

100%

2,00



Exemplo:


Se desejar importar a tabela com 20% de desconto, o índice para a importação será de 0,80.

Se desejar importar uma tabela com 5,62% de acréscimo, o índice seria de 1,0562.

Quando a importação for concluída a tela de Tabelas de CH será fechada e o sistema voltará a tela de Cadastro de Tabela de CH com os valores importados. Fazer os ajustes que forem necessários.

Após preencher as informações necessárias, clicar no botão Confirma ou pressionar [F8] para salvar as informações.

Para cancelar o processo, clicar no botão Cancela ou pressionar [Ctrl+Q] para sair da tela de inclusão sem que nenhuma informação seja registrada no sistema.


INFORMAÇÕES:


FÓRMULA PARA O CÁLCULO DOS VALORES DOS EXAMES PADRÃO CBHPM:

O cálculo feito pelo sistema para chegar ao valor final do exame é  (índice * V.Porte) + (valor do CH/UCO * CH/Cust. Op.) + (Valor do filme * Filme(m2)), lembrando que o valor do CH/UCO e o valor do filme são informados no cadastro do convênio.


(Índice x V. Porte) + (CH_CustOp x UCO_CH do Convenio) + (Vl.Filme x Filme )


Notas : Para um convênio particular (100% pagamento à vista), geralmente o laboratório tem uma tabela própria. Para que o valor dos exames sejam cadastrados, preencher as informações da seguinte forma :


- No cadastro do convênio o valor de CH/UCO será 1,00

- Na coluna CH/Custo Op. no cadastro de tabelas de CH, será informado o valor em Reais (R$) dos exames.

- Nas seguintes colunas ficará :

  Índice = 0,00

  Porte = UNIL

  V. Porte = 1,00

- Preencher as colunas Código e Filme (m2) com o valor correspondente.


Proceder da mesma forma no cadastro de tabelas de CH que tenham apenas os valores dos exames em Reais (R$).

Created with the Personal Edition of HelpNDoc: News and information about help authoring tools and software