ALERTA/ PERGUNTAS


Alertas/Perguntas são textos cadastrados relacionados aos exames que serão cadastrados no sistema.


Para abrir a tela de Alerta/Perguntas, selecionar no menu Cadastros > Exames > Alerta/Perguntas.



1 - Botões Padrão do Sistema:


Os botões padrão são comuns a várias telas do sistema e suas funções já vimos anteriormente.

Nota: Se desejar que as informações mostradas no gride ou em um relatório sejam específicas, pode-se utilizar a opção do Filtra. Verificar como utilizar este recurso do sistema em Filtrando Informações para Relatórios.



2 - Pesquisa:


Campo onde deverá ser digitada a informação para a busca baseado na ordem selecionada nas colunas.

Para selecionar a ordem, basta clicar no título da coluna no gride da tela de Alerta, que o Unilab fará a busca em ordem decrescente (titulo na cor vermelha), clique novamente na coluna caso queira as informações em ordem crescente (título em azul).

Fig. "Localizar por".


Para uma busca mais abrangente, poderá ser utilizado o símbolo "%", para substituir algum texto que não tenha certeza .

Fig. "Localizar por" com Uso do Percentual.



3 - Gride da Tela de Alertas/Perguntas:

Apresenta a relação dos alertas cadastrados no sistema com diversas informações.

Neste gride as informações estão dispostas em diversas colunas específicas, que também podem ser utilizadas para selecionar a ordem em que os registros são apresentados em tela, bastando para isto clicar no título da coluna.

Fig. Gride Tela Alerta.

  • Código/Texto: Indica os códigos e Textos dos alertas/perguntas cadastrados.
  • Exames com o alerta: Mnemônicos dos exames que utilizam o alerta/pergunta.
  • Tipo: Informa se é foi cadastrado como alerta ou pergunta.
  • Por Pedido: Informa se a pergunta foi direcionada a todos os pedidos.
  • Ativo: Informa se o alerta/pergunta está ativado ou desativado.



INCLUSÃO DO ALERTA/PERGUNTA:


INCLUSÃO DE ALERTA DE EXAMES:


Na tela de Alerta / Pergunta, pressionar [F5] ou clicar no botão Inclui.

A tela Cadastro de Alerta / Pergunta - Inclusão será aberta.

Selecionar o tipo Alerta e preencher as informações necessárias no campo texto.

       

                                   Fig. Tela Cadastro de Alerta / Pergunta - Inclusão.


Código: Informação preenchida automaticamente pelo sistema.

Tipo: Informa se é foi cadastrado como alerta ou pergunta.

Texto: Digitar o texto desejado para o alerta.

INCLUSÃO DE PERGUNTA DE EXAMES:


Na tela de Alerta / Pergunta, pressionar [F5] ou clicar no botão Inclui.

A tela Cadastro de Alerta / Pergunta - Inclusão será aberta.

Selecionar o tipo Pergunta e preencher as informações necessárias no campo texto.

       

                                       Fig. Tela Cadastro de Alerta / Pergunta - Inclusão.


Código: Informação preenchida automaticamente pelo sistema.

Texto: Digitar o texto desejado para o alerta.

Perguntar em todos os pedidos: Marcar para que seja direcionada a todos os pedidos.


Após preencher as informações necessárias, clicar no botão "Confirma" ou pressionar [F8] para salvar as informações.


Para cancelar o processo, clicar no botão "Cancela" ou pressionar [Ctrl+Q] para sair da tela de inclusão sem que nenhuma informação seja registrada no sistema.




ALTERAÇÃO DE ALERTA/PERGUNTA:


Para fazer uma alteração, na tela de Alerta/Perguntas, selecionar o alerta desejado e clicar no botão "Altera" ou pressionar [F6].


A tela de Cadastro de Alerta / Perguntas será aberta.


Fig. Tela Cadastro de Alerta / Perguntas - Alteração.

A tela de Cadastro de Alerta/Perguntas - Alteração, possui exatamente os mesmos campos da Inclusão.

Nota: Cuidado ao alterar a descrição do alerta. O sistema faz o controle pelo código do alerta e não pela sua descrição, portanto, ao alterar a descrição, todos os exames que utilizem o alerta já estarão com a nova descrição após confirmação da alteração.


Ajustar as informações que forem necessárias e clicar no botão "Confirma" ou pressionar [F8] para salvar as informações.

Para cancelar o processo, clicar no botão "Cancela" ou pressionar [Ctrl+Q] para sair da tela de alteração e voltar a tela de Textos.



EXCLUSÃO DE ALERTA/PERGUNTA:

O sistema Unilab permite a exclusão de alertas/Perguntas apenas em situações muito específicas.

Só será permitido a exclusão de alertas, se o mesmo não esteja sendo utilizado por nenhum exame ou que não tenha sido transmitido para um posto de coleta informatizado.

Portanto :

- Não será permitido a exclusão de alertas utilizados por qualquer exame.

- Não será permitido a exclusão de alertas incluídos em alguma transmissão para posto de coleta informatizado.

Para excluir um alerta, na tela de Alerta/Perguntas selecionar o registro desejado e clicar no botão ou pressionar [F7].


A tela de Cadastro de Alerta - Exclusão será aberta. Clicar no botão "Confirma" ou pressionar [F8] para que o alerta seja excluído.

Para cancelar a exclusão clicar no botão "Cancela" ou pressionar [Ctrl+Q].


Created with the Personal Edition of HelpNDoc: Generate Kindle eBooks with ease