AJUSTAR FATURAMENTO        


Quando for necessário fazer uma edição do conteúdo de um faturamento fechado referente à relação dos exames incluídos no lote será utilizada a opção Ajusta.


Para ajustar um lote de faturamento, na tela de Faturamento, selecionar o convênio e a fatura desejada e clicar no botão Ajusta .


A tela Faturamento - Ajuste será aberta.



1 - Botões Padrão do Sistema:


São os botões que estão situados na maioria das telas do sistema. Mais detalhes sobre eles clique aqui.



2 - Botões da Tela de Ajuste:


LEGENDA: Ao clicar no botão a tela a seguir irá aparecer a fim de explicar as colunas e itens que possui na tela de Ajusta.


Fig. Tela Faturamento - Ajuste - Legenda.


Ou [F5]: Permite incluir um exame no faturamento, no pedido selecionado.

[Ctrl+F5]: Permite incluir mais que um exame no faturamento, clique aqui para maiores informações.

Abre as opções para desfazer ajustes entre: "Desfazer todas as alterações (inclusive as salvas)" e "Desfazer todas as alterações não salvas".

Abre as opções de  Transferência de Pedidos para a Próxima fatura, entre:

  • Transferir pedido selecionado para a próxima fatura (CTRL+T);
  • Transferir todos os pedidos a não faturar para a próxima fatura;
  • Transferir pedidos com guia vencida para a próxima fatura;
  • Transferir todos os pedidos não verificados para a próxima fatura;

Permite que o sistema preencha automaticamente o número das guias que faltaram no cadastro dos pedidos. Para maiores informações Clique aqui.

Importa o arquivo de glosa do convênio;


Ou [F7]: Permite marcar o exame selecionado do pedido para "NÃO FATURAR". Com essa opção marcada o exame não irá aparecer na fatura e "NÃO" será enviado no arquivo eletrônico do Convênio (xml).

Ao selecionar o exame que não deseja que apareça na fatura e no arquivo de envio, clicar no botão "Não Faturar" para abrir o seeker de opções para facilitar o manuseio da tela.

Escolher a opção desejada. 

Se no sistema estiver configurado em Cadastros > Configurações > Fatura/Tiss para exigir o motivo da marcação do exame para não faturar, a tela "Seleção de Motivo para Não Faturar" vai aparecer para que seja selecionado o motivo correto.

Ou [F9]: Permite marcar o exame do pedido selecionado para faturar.

No caso da opção faturar é o processo inverso do "Não Faturar". Escolhar a opção desejada.

Permite marcar o exame selecionado do pedido para "NÃO ENVIAR" ao convênio. Com essa opção marcada o exame permanece no relatório de fatura do Unilab, mas não aparece no arquivo eletrônico que será enviado ao Convênio (xml).

Ao selecionar o exame que não deseja que apareça no arquivo de envio para o convênio, clicar no botão "Não Enviar" para abrir o seeker de opções para facilitar o manuseio da tela.

Escolher a opção desejada.

Permite marcar o exame selecionado do pedido para enviar ao convênio.

No caso da opção faturar é o processo inverso do "Não Enviar". Escolher a opção desejada.



INCLUSÃO DE MAIS EXAMES NO PEDIDO UTILIZANDO A TECLA [Ctrl+F5]:


Na tela de "Faturamento - Ajuste" selecionar o exame que deseja incluir clicando em cima da coluna do valor dele por exemplo.


Teclar o [Ctrl+F5] para que a tela "Quantidade de Exames" apareça para inserir a quantidade a mais desejada daquele exame, como mostra a imagem abaixo:


Fig. Ajuste- Inserindo quantidade de Exames.


Após inserir a quantidade desejado clicar no botão OK.


Fig. Ajuste Faturamento - Incluindo Exames.


Dessa forma será incluso a quantidade do exame selecionado no pedido com a mesma informação de códigos e valores, podendo realizar alterações.


**Obs** Os exames inclusos de forma manual pela tela de Ajusta será demonstrado através da coluna "A" com a letra "I", como mostra a imagem acima.


PREENCHENDO O NÚMERO DA GUIA AUTOMATICAMENTE PELO BOTÃO :


Para gerar o faturamento eletrônico, o convênio exige que seja preenchido corretamente o numero das guias de cada pedido, não permitindo assim gerar o arquivo sem antes ajustar.

O sistema Unilab tem uma ferramenta que permite que preencha automaticamente os números das guias que estão faltando, basta clicar no botão. Como mostra a imagem abaixo.

Fig. Tela Faturamento - Ajuste - botão Num Guia.


Ao clicar no botão aparece a seguinte tela:


 

Fig. Enumerar Guias.

Todos os exames do pedido com o mesmo número de guia: Preenche automaticamente todos os exames do pedido com o mesmo numero de guia. Serve para convênios que não obrigam um número máximo de exames por guia.;

Um número de Guia para cada 5 exames do pedido: Preenche automaticamente com o mesmo numero de guia cada 5 exames. Serve para convênios que obrigam o número máximo de exames por guia. Essa opção de número máximo de exames por guia pode ser alterada no cadastro do convênio. É possível também limitar a quantidade de números que o sistema pode preencher de forma automática inserindo a quantidade ao lado. No exemplo ao lado encontra-se com 12.

Numerar também exames sem Núm. de guia informada (deve guia): Preenche automaticamente os pedidos que não tiveram o número de guia informado no cadastro.



*Obs* Após escolher a opção desejada, o sistema preenche automaticamente a numeração das Guias e permite que a numeração das mesmas sejam editadas.



3 - Busca:


Permite localizar um pedido (digitando o nº do pedido ou através do Leitor de Código de Barras) ou o nome do paciente na fatura.


Fig. Tela Faturamento - Pesquisa.


O resultado da busca será mostrado na primeira linha do gride.


Marca para Faturar Pedidos Buscados: Marcando o checkbox, os pedidos que forem realizados buscas através da digitação ou leitor de código de barras serão marcados para faturar.


Dados da Fatura: Informações pertinentes a fatura em questão.


4 - Dados do Pedido:


Revela informações do pedido do paciente "selecionado" no ajusta, como mostra a imagem abaixo.

Fig. Tela Faturamento - Dados do pedido.


5 - Gride do Ajuste:


Lista os pedidos contidos no faturamento selecionado para ajuste.


Fig. Tela de Faturamento - Gride de Faturas Fechadas.



Pedido: Mostra o código do pedido faturado;

Paciente: Mostra o nome do paciente cadastrado no pedido;

Mnemônico: A Primeira coluna de mnemônico mostra o código mnemônico do exame cadastrado no pedido;

Exame pedido: Mostra o nome do exame cadastrado no pedido;

Guia: Mostra o número das guias cadastradas no pedido;

Senha: Informa a senha;

Autorização: Informa da data de autorização;

Validade: Mostra a validade da Guia;

Mnemônico: A segunda coluna, mostra o mnemônico do exame faturado no pedido (quando o exame for configurado para cobrança diferenciada o exame cobrado poderá ser diferente do realizado).

Exame Faturado: Mostra o nome do exame faturado;

Código: Mostra o código do exame na tabela de CH;

Tab: Indica o código correspondente da tabela de procedimentos da ANS.

Valor: Mostra o valor do exame (em reais R$) a ser faturado, pode ser alterado se for necessário;

F: Mostra se o exame está Faturado ou Não Faturado

A: Mostra as condições do exame foram modificadas de alguma forma: S: Sim; N: Não;I: Incluso;

Valor Tabela: Informa o valor do exame na tabela de CH (valor em reais R$);

X: Mostra se o exame sera Enviado ou Não Enviado ao convênio;

RG: Recurso de Glosa. Caso haja alguma glosa no pedido/exame em questão teclar [F2] para selecionar a justificativa para poder gerar o arquivo .xml para enviar ao convênio. Caso a justificativa desejada ainda não tenha no sistema é possível cadastrar pela tela do Ajusta Fatura teclando [Shift+F5] e incluindo a justificativa, caso deseja alterar alguma justificativa teclar  [Shift+F6].

Clique aqui para saber como cadastrar as justificativas de glosa por fora da tela do ajusta fatura.


Incluindo um Exame na Fatura:


Quando for necessário adicionar um novo exame no faturamento, na tela de Faturamento, selecionar o convênio e a fatura desejada e clicar no botão Ajusta. A tela Faturamento - Ajuste será aberta.

Localizar o pedido desejado e clicar no botão Inclui ou pressionar [F5]. A tela de Seleção de exames será aberta para escolher o exame a ser incluso.


Localizar o exame desejado e pressionar [F2], o exame será adicionado ao faturamento do pedido, e seu status será I - Incluído.

Observar atentamente as seguintes informações:

  • Os exames adicionados nesta opção do sistema são exclusivos para o faturamento, portanto, não será alterada a relação dos exames cadastrados nos pedidos de exames;
  • Não será permitido adicionar um exame que não seja realizado pela tabela de CH usada para o convênio;
  • Não será permitido adicionar um exame com cobrança diferenciada ao faturamento, nestes casos deve-se adicionar diretamente o exame da cobrança;
  • Um exame incluído não pode ser marcado como Não Faturar. Ao utilizar esta opção, ele será excluído da fatura.


O exame incluído fica marcado com a letra I.

Após realizar todos os ajustes necessários clicar no botão Confirma ou pressionar [F8].


NOTA: Pode-se desfazer qualquer ajuste realizado na fatura, a qualquer momento. Clicar no botão Desfazer para cancelar Todos os ajustes realizados.


Alterando um Valor de Exame na Fatura:

Quando for necessário realizar algum ajuste em uma fatura fechada, na tela de Faturamento, selecionar o convênio e a fatura desejada e clicar no botão Ajusta. A tela Faturamento - Ajuste será aberta.

Localizar o pedido e selecionar o exame para fazer o ajuste desejado.

Fig. Ajuste alterando valor de exame no faturamento.


Excluindo um Exame na Fatura:

  • Apenas exames com status I - Incluídos poderão ser excluídos da fatura. Se não for este o caso o exame será marcado para Não Faturar.


Localizar o pedido e exames desejados e  pressionar [F7]. O exame selecionado será excluído do faturamento.



Transferindo Pedidos da Fatura:

Clicar em uma linha qualquer do pedido para que o mesmo seja selecionado e depois clicar no botão para que o pedido seja transferido para o próximo período de fatura em aberto.

Este pedido será incluído no próximo faturamento.



Após fazer todos os ajustes necessários clicar no botão Confirma ou pressionar [F8].

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